Como prevenir o aparecimentos dos escorpiões

A melhor forma de combater os escorpiões é a prevenção.

Os escorpiões são animais terrestres, com hábitos noturnos, que se abrigam durante o dia em locais como: troncos de árvores, pedras, lajes, porões, túmulos, locais úmidos no geral. Penetram nas edificações humanas em busca desses esconderijos e de alimento. São predadores ativos e suas principais presas são as baratas, cupins, grilos e aranhas de pequeno porte.

Eles possuem um ferrão venenoso para a captura de presas e para sua própria defesa; por isso, são chamados de peçonhentos. Sua ferroada é muito dolorosa e causa muitos transtornos ao organismo humano.

Existem duas espécies de escorpiões sinantrópicas (que vivem com o homem), são elas: Tityus serrulatus (escorpião amarelo) e Tityus bahiensis (escorpião marrom).

O escorpião amarelo é o que apresenta maior risco para a saúde pública, por ser mais abundante e por ter um veneno mais potente. Outra característica que favorece o seu sucesso nos ambientes urbanos é partenogênese, um tipo de reprodução onde a fêmea se reproduz sem a presença de um macho.

O produto Ficam VC foi desenvolvido com a alta tecnologia Bayer para controle de escorpiões. Ele se destaca por ser um produto com maior residualidade e mortalidade. Não possui cheiro, não é corrosivo e pode ser utilizado em diversas instalações, inclusive sendo indicado pela Organização Mundial da Saúde, com registro WHOPES.

O Bendiocarbe é seu principal princípio ativo. Ele produz uma redução na atividade nervosa, deixando o animal com seu metabolismo reduzido. Desta forma, ele não tende a ferroar como forma de defesa.

O produto FicamⓇ VC é de uso profissional e deve ser utilizado por uma empresa de controle de pragas ou pelo Centro de Controle de Zoonoses de cada cidade.