PEP - Programa de Excelência em Pulverização

O Programa de Excelência em Pulverização (PEP) é uma parceria entre a Bayer Florestas e seus clientes em prol de uma indústria florestal ainda mais eficiente.

O Programa de Excelência em Pulverização (PEP) é uma consultoria exclusiva oferecida pela Bayer Florestas com o objetivo de garantir a máxima eficiência das aplicações dos defensivos agrícolas e melhora do controle da matocompetição.

 

A consultoria tem duração de uma semana, período em que uma equipe especializada permanece no site do cliente e analisa os procedimentos que podem ser melhorados de acordo com as necessidades do silvicultor

 

Segundo Paulo Coutinho, Engenheiro Agrônomo e consultor florestal do PEP, os principais benefícios do Programa estão na “utilização mais racional e eficiente dos herbicidas, gerando melhor controle da mato competição, redução de gastos desnecessários de produtos, e menos danos ao meio ambiente.”

 

O PEP é organizado em quatro etapas, sendo elas:

 

1. Diagnóstico

Em primeiro lugar, a equipe do PEP analisa diversos fatores que podem afetar o manejo florestal eficiente. Nessa fase, acontecem:

 

  • ●Avaliação dos pulverizadores em uso nas diversas modalidades de aplicação,avaliando o circuito, filtros, bomba, comando e outros 30 itens de um check list padrão;
  • ●Avaliação da uniformidade dadistribuição destes equipamentos;
  • ●Avaliação das precisão da calibração e do estado das pontas em uso.

 

2. Recomendações

A partir das avaliações, a equipe levanta possíveis melhorias, aponta os principais problemas nas aplicações de herbicidas do cliente, e gera relatórios para cada equipamento avaliado, com as recomendações das correções específicas de cada um.

 

É realizada uma análise estatística destas avaliações, gerando o “Índice de qualidade PEP”,  que permite a comparação entre unidades da mesma empresa e empresas visitadas, além do acompanhamento da evolução ao longo dos anos. Este índice tem se mostrado uma boa ferramenta para os gestores acompanharem a qualidade geral de seus equipamentos e de suas aplicações.

 

3. Relatório Final

Após a semana de visitas de diagnóstico, a equipe apresenta um relatório final com a síntese dos resultados das avaliações, a estatística das mesmas, e as recomendações gerais para correções dos pontos de melhoria detectados, ajudando assim o cliente a evitar perdas, ter um melhor aproveitamento dos produtos usados e aumentar a produtividade da floresta.

 

4. Treinamentos e Acompanhamento

 

Com o intuito de envolver e capacitar toda a equipe técnica das empresas florestais, o serviço do PEP oferece Treinamentos de Tecnologia de Aplicação de Defensivos a estes técnicos, e também workshops de discussões qualificadas com os técnicos e gestores  para apontar erros e melhorias que podem ser feitas nestas empresas.

 

 

Para Paulo Coutinho, o sucesso do PEP está na confiança dos clientes no Programa e na adoção de suas recomendações para desenvolver um negócio ainda mais eficiente. “O fato de todos os clientes visitados terem aderido à continuidade e adotado o índice de qualidade PEP como uma ferramenta de apoio à Gestão nos deixa muito satisfeitos, e com a responsabilidade de cada vez levarmos novas e melhores informações e sugestões”, ele explica.

 

O PEP é um serviço exclusivo aos clientes da Bayer Florestas, sem custo adicional e disponível em 9 estados: Amapá, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Pará.

 

Ele faz parte das soluções desenvolvidas pela Bayer para ajudar os silvicultores na busca por uma indústria florestal mais eficiente e sustentável. Converse com seu Representante de Vendas e saiba mais sobre o PEP.