Bayer Floresta e FSC: juntos por um manejo sustentável

A Bayer implementa cada vez mais práticas sustentáveis e desenvolve soluções que visam beneficiar o bem estar social e ambiental em busca de uma indústria florestal mais eficiente.

É possível realizar um manejo de Florestas de forma responsável? A certificação FSC mostra que sim, e a Bayer Floresta acredita e apoia este processo e reafirma a importância de realizar ações sustentáveis que gerem qualidade de vida, mantenham o meio ambiente ecologicamente equilibrado, preservem a natureza para as gerações atuais e futuras, sejam produtivas e valorizem negócios e empresas. Conheça a parceria.

 

FSC: compromisso ambiental, social e econômico

 

O Forest Stewardship Council (FSC) ou Conselho de Manejo Florestal, em português, é uma organização não governamental que trabalha com certificações florestais. Presente em mais de 70 países, o FSC promove o uso das florestas baseado no tripé da sustentabilidade: ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável. Esses três conceitos estão interligados e apenas juntos podem contribuir para uma silvicultura verdadeiramente sustentável. Entenda cada um dos pilares.

 

Ambiental:

Respeitar as leis ambientais do país e manejar suas florestas de forma ambientalmente adequada.

Social:

Desenvolver um trabalho com responsabilidade social que respeite todos os profissionais e as comunidades envolvidas no processo.

Econômico:

Regular um negócio que se sustente com seus próprios recursos e promova viabilidade econômica.

 

A certificação FSC é facultativa, mas extremamente importante para as empresas certificadas, pois demonstra que o negócio é economicamente viável e possui sério olhar para as questões do meio ambiente e social. Para atestar as empresas, o FSC elaborou 10 princípios. São eles:

 

1. Conformidade com as leis e princípios do FSC

Promover segurança ao trabalhador oferecendo seus direitos, tais como registro na carteira, segurança, e qualidade no trabalho.

2. Posse e Direitos e Responsabilidade de Uso

Ser responsável com as comunidades no entorno das florestas, assegurando saúde e segurança.

3. Direitos dos povos indígenas

Respeitar a cultura dos povos indígenas, permitindo acesso à floresta e assegurando o direito de ir e vir.

4. Relações comunitárias e direitos dos trabalhadores (NR31)

Assegurar direitos a todos os profissionais, como banheiros, água potável, comida, tempo de descanso, etc.

5. Benefícios da floresta

Promover um manejo sustentável que respeite os ciclos florestais.

6. Impacto ambiental

Evitar usar agrotóxicos e, quando necessário, fazer uso temporário até encontrar outra alternativa que não faça uso de venenos.

7. Plano de manejo

Descrever as técnicas de silvicultura utilizadas na exploração florestal.

8. Monitoramento e avaliação

Monitorar o trabalho florestal e criar rondas e formulários que certifiquem o serviço que está sendo feito.

9. Manutenção de florestas de alto valor de conservação

Preservar áreas nativas e conectar essas florestas naturais para minimizar o impacto no habitat natural de animais e espécies ameaçadas de extinção.

10. Plantações

Avaliar periodicamente as plantações, atestar a qualidade e evitar o sacrifício de recursos naturais.

 

O FSC já possui mais de 264 milhões de hectares de florestas plantadas certificadas no mundo. Todas elas configuradas com um mesmo objetivo: manuseio florestal sustentável que torne possível a continuidade das árvores para sempre.

 

Bayer Floresta e FSC: sua opção para um manejo sustentável

 

Atualmente, o FSC é regulado por um fórum de representantes de três câmaras: social, ambiental e econômica. O equilíbrio destas câmaras é regulado por políticas e padrões que garantem a representatividade igualitária entre as partes.

 

A Bayer apoia e incentiva produtores e indústrias florestais que possuem a certificação FSC porque sabe da necessidade de cuidar de nossas florestas para a manutenção de um negócio sustentável e que respeite o meio ambiente. Além disso, valoriza os benefícios sociais que a certificação oferece, pois com ele é possível criar processos florestais mais conscientes, agregar valor ao negócio de produtos provenientes de florestas e beneficiar pessoas e comunidades.

 

Ademais, procuramos desenvolver soluções que sejam a primeira escolha do silvicultor na hora de realizar o manejo florestal e que estejam de acordo com as políticas do FSC, como o Esplanade®, que diminui o impacto ao meio ambiente ao reduzir o número de aplicações de outros herbicidas que seriam usados normalmente, diminuindo o consumo de água, de combustível e de CO2.

 

Segundo a IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores), o Brasil é o país com as plantações de Pinus e Eucalipto mais produtivas do mundo, o que torna nossa preocupação com a sustentabilidade ainda mais relevante. É necessário atenção e cuidado com nossas áreas nativas e plantadas, e responsabilidade por toda a cadeia de produção