Combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

O mosquito Aedes agyepti tem despertado o interesse da Saúde Pública por ser considerado vetor de doenças graves como Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya. Sua proliferação se dá dentro ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos, hotéis) e em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas, etc.).

As fêmeas se alimentam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos, e os machos, de seiva das plantas. Picam preferencialmente durante o dia, nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, podem atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Durante o verão, esses mosquitos conseguem se proliferar ainda mais e as ações para seu controle não dependem apenas do governo, mas também de toda a população.

A Bayer tem seu papel na contribuição para o controle do mosquito Aedes aegypti. Em nossa linha de produtos, temos soluções inovadoras para desempenhar esse papel.

Komvektor 440 EW é o produto indicado pelo Ministério da Saúde, com registro WHOPES - WHO Pesticide Evaluation Scheme -, que promove e coordena testes de pesticidas para a Saúde Pública. Uma excelente forma de controle do mosquito Aedes. Sua formulação emulsão aquosa, à base de água e sem cheiro, com princípio ativo Malationa, possui as apresentações de galões de 200 e 20 litros. Pode ser aplicado em áreas externas, por meio de aplicações espaciais UBV diretamente nas ruas.

O melhor horário para as aplicações espaciais é o início da manhã ou final da tarde, onde as temperaturas são mais amenas e ventos mais fracos, diminuindo os efeitos do calor e vento e, consequentemente, diminuindo a deriva do produto. Quando o equipamento for mantido sobre o veículo, a velocidade deverá ser no máximo 10 km/h. Posicionar o bico pulverizador para as casas obedecendo um ângulo de inclinação de 45°. Além da utilização de um bom produto, é imprescindível a realização de trabalhos educacionais com a população e com os profissionais do setor de controle de pragas.