Cupim de Solo, saiba como resolver esse problema.

Como acabar com os cupins de solo? Entenda como os cupins podem ser um grave ameaça para as edificações.


Os cupins de solo ou subterrâneos podem causar muitos danos em construções e edificações. Costumam fazer seu ninho (colônia) em locais escuros, úmidos e de difícil acesso, fato que torna o controle mais complicado.

O maior desafio para os profissionais da área é encontrar essa colônia. Embora sejam chamados de cupim de solo, eles se instalam em qualquer lugar que tenha condições semelhantes ao solo, como vãos, marquises, decks de piscina e inclusive em telhados.

O principal foco do tratamento deve ser o “ninho”, se o ninho não for erradicado, os insetos passam a atacar outros locais ainda não tratados. A melhor maneira para controle é aliar o uso de cupinicidas nas áreas afetadas, criando uma barreira química ao redor da construção.

O produto deve ser injetado no solo continuamente. “Para aplicação do produto, são feitos furos de forma linear com o objetivo de criar um cordão de isolamento", explica Sergio dos Santos Bocalini, biólogo e vice-presidente executivo da Associação dos Controladores de Pragas Urbanas (Aprag). Uma boa oportunidade para esse procedimento é durante uma reforma ou durante a construção.

Antecedendo a aplicação, é necessário inspecionar todo o perímetro do ambiente infestado para que sejam detectadas as áreas que são vias de acesso dos cupins. A planta do imóvel pode auxiliar o mapeamento das vias de acesso. Este trabalho deve sempre ser realizado por um profissional especializado.