Roedores – Um risco para a saúde. Como se prevenir?

Conheça curiosidades sobre os ratos e surpreenda-se com seus hábitos.


Os roedores são mamíferos de hábitos noturnos, se alimentam de todos os tipos de alimentos e constroem seus ninhos em locais onde podem encontrar alimentos, água e abrigo. Utilizam o tato, audição e olfato para obtenção de alimentos e sua visão não é muito desenvolvida. Podem nadar, subir em locais altos, saltar e equilibrarem-se em fios e cabos. Além disso, conseguem bloquear a sua respiração por cerca de 3 minutos, permitindo a natação dentro de canos e esgotos.

Conhecemos três espécies de roedores que convivem com o homem nos centros urbanos: camundongos, ratazanas e ratos de telhado. De uma forma geral, estes roedores atingem a maturidade sexual a partir do terceiro mês de vida e cada fêmea pode ter uma média de 4 a 6 ninhadas ao ano, com 6 a 10 filhotes por ninhada. Em média, um rato adulto pode viver de 1 a 3 anos, desta forma temos em um ano, um casal produzindo cerca de 800 descendentes e no segundo ano este casal já poderá produzir 1 milhão de descendentes. Um único casal!

Os ratos representam um grave problema para a saúde, pois podem transmitir cerca de 200 doenças, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A transmissão se dá principalmente pela contaminação de alimentos e, no caso de doenças como a leptospirose, devido ao contato com a urina dos roedores.

Por isso, devemos utilizar de várias maneiras para afastar estes animais das nossas casas, como: manter lixos e dejetos em locais fechados, não deixar ração de animais domésticos exposta, fechar vãos, bueiros e locais de entrada destes roedores, avaliar o entorno com córregos e terrenos baldios, além de utilizar de iscas para seu controle.

A Bayer possui uma solução prática e eficiente para o controle destas pragas tão indesejáveis. O Rodilon Pellets é uma isca de fácil aplicação, resistente à umidade e com alta atratividade aos roedores!

  • Não é necessário abrir o sachê durante a aplicação. Os ratos gostam de eles mesmos abrirem a embalagem.
  • Basta uma mordiscada na isca e o roedor já terá a dose suficiente para causar a mortalidade.
  • A mortalidade ocorre em um período de 7 a 10 dias por hemorragia.
  • Não oferece perigo a crianças e animais domésticos devido ao amargante na fórmula.
  • Locais de aplicação: atrás de móveis e eletrodomésticos, dentro de armários, gavetas, depósitos e jardins.

Curiosidade: a mortalidade do roedor de 7 a 10 dias é um fator de diferenciação do produto, pois quando outros roedores percebem a mortalidade rápida de um membro da colônia, eles impedem que outro roedor se alimente dessa mesma fonte. Assim, um produto que demora mais tempo para causar a mortalidade é mais efetivo para o controle da colônia como um todo, pois confunde o comportamento dos roedores, não associando a mortalidade à fonte de alimento.